moda

Moda além de tendências

A coluna de hoje vem para mostrar que moda não se resume apenas a tendências. Ela carrega consigo também um papel social muito importante, se pensada de forma mais ampla. Moda é o que vemos nas ruas, nas passarelas, nas campanhas publicitárias... Mas passa do âmbito "tendência" e representa também quem as veste. Assim como a moda dá voz por ser uma forma de expressão, também dá espaço para a conscientização e informação através de desfiles e campanhas publicitárias.

Leia mais sobre moda

É o caso dos produtos midiáticos que trazem pessoas albinas como protagonistas por exemplo, dessa forma, mostrando ao mundo uma parcela da sociedade que não é vista normalmente. O albinismo é uma condição genética rara que inibe a produção de melanina. E por ser uma condição não tão comum, não é vista e abordada por políticas públicas e escolas como deveria, gerando aí uma desinformação sem tamanho. Entretanto, eis que a moda e a publicidade, enquanto meios de comunicação, mostram poder contribuir nessa construção de consciência, trazendo para suas ações publicitárias pessoas nestas condições, assim como negros (as), ruivos (a), pessoas com vitiligo e todos aqueles que são minoria em meio à sociedade.

E para que possamos entender o impacto positivo que essas ações têm, nada melhor do que trazer aqui cases como da Lojas Renner, uma das maiores marcas de departamento do Brasil que, em outubro do ano passado, trouxe em sua campanha de Dia das Crianças uma criança albina.

Ou a campanha da Bibi, marca de calçados infantis que se comunica com milhares de pais e mães Brasil afora e trouxe para sua campanha que, inclusive, ainda está no ar, uma criança com albinismo.

Assim como a moda e a publicidade nos mostram o que será tendência na próxima temporada, elas também nos permitem olhar com mais sensibilidade para a nossa sociedade, fazendo com que as diferenças não sejam vistas com estranhamento, sendo uma porta aberta para a informação e para a quebra do preconceito.

Espero que tenham gostado dessa reflexão. E para continuar acompanhando conteúdos e, até mesmo, conversar mais sobre, é só me seguir no Instagram @albinofashion.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dia da Mulher: por uma moda que liberte

Próximo

4 formas de usar a cor verde nos looks do dia